domingo, 8 de setembro de 2013

E agora? açúcar....adoçante...quais escolhas são melhores?



        É um assunto bem polêmico....hoje em dia sabemos através de inúmeros artigos científicos que o açúcar branco não deve ser consumido. Mas e o resto??? e o mel, e o agave e o açúcar demerara, e o açúcar mascavo, e os adoçantes??? confesso que até eu mesma fico perdida com tanta informação e ainda tenho minhas dúvidas, por isso vou variando aqui em casa.
 
        As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes.
Exemplo:
 
* 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem:
 
-85 miligramas de cálcio
-29 miligramas de magnésio
-22 miligramas de fósforo
-346 miligramas de potássio
 
*Já  100 grs do açúcar refinado, o mais branquinho, existem:
 
-2 miligramas de cálcio
-2miligramas de magnésio
-2 miligramas de fósforo
-2 miligramas de potássio
 
        Logo se você é uma pessoa consciente e quer ser saudável qual dois você escolheria?
 
        A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa: como lá não tem cana, a beterraba entrou na dança.
 
        Doces delícias Tipos claros recebem tratamento químico e possuem menos nutrientes
 
De confeiteiro ou Glaçúcar
Tem cristais tão finos que mais parecem talco de bebê. Excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente.
 
Orgânico
É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.
 
Light
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, que quem consome o açúcar light ingere menos calorias.
 
Líquido
É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser estocado em sacos, diminuindo o risco de contaminação com poeira e microorganismos..
 
Frutose
 
A frutose é um açúcar extraído da fruta e do milho e tem o poder adoçante superior em 30 vezes ao da sacarose. O mel é um alimento que apresenta uma alta concentração de frutose, por isso é considerado um adoçante natural. Seria uma possível substituta da glicose na dieta de diabéticos, já que a frutose não requer insulina para ser absorvida pelo organismo, no entanto, ela é absorvida muito rapidamente e isso prejudica ainda mais o organismo. A maior parte da frutose vendida no Brasil é importada e tem preços meio amargos.
 
Refinado
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes).
 
Mascavo
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.
 
Cristal
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.
 
Demerara
Também usada no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.
 
        Os grãos do açúcar demerara são marrom-claros e, sem dúvida, é o açúcar mais usado em receitas, já que ele não altera o sabor dos alimentos como faz o mascavo (que deixa um gosto de cana-de-açúcar) .
 

 

Açúcar Demerara


        O açúcar demerara preserva o melaço da cana de açúcar, porém é um pouco mais processado do que o mascavo. A vantagem dele é que não altera o sabor nem a cor das preparações.
        É uma opção bem interessante pra quem quer melhorar a alimentação, deixando-a mais natural, sem alterar o sabor das receitas. Com o tempo, fica ainda mais fácil colocar o açúcar mascavo no dia-a-dia, se preferir.
Mas também é importante lembrar que o açúcar mascavo e o demerara, assim como o açúcar branco, também devem ser consumidos com moderação. Eles também não são indicados para diabéticos.

Informação Nutricional:
Porção de 5 g (1 colher de chá)
Porção de 5g% VD (*)Porção de 5g% VD (*)
Valor Energético20 kcal = 84 kJ1Gorduras trans0 g**
Carboidratos5 g2Fibra alimentar0 g0
Proteínas0 g0Sódio0 mg0
Gorduras totais0 g0Cálcio1 mg0
Gorduras saturadas0 g0Ferro0 mg0
*% Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas
** Valor diário não estabelecido.
Pode conter traços de glúten, pois passa por máquina que também processa alimentos com glúten.

  • Xarope invertido: Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, solução aquosa com alto grau de resistência à contaminação microbiológica, que age contra a cristalização e a umidade. É utilizado em frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geleias, biscoitos e bebidas carbonatadas.
  • Xarope simples ou açúcar líquido: transparente e límpido, é também uma solução aquosa, usada quando é fundamental a ausência de cor, caso de bebidas claras, balas, doces e produtos farmacêuticos.
  •         Açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. Especificamente, monossacarídeos e oligossacarídeos pequenos. A principal característica é o seu sabor adocicado.
            Em culinária "açúcares" costuma se excluir os polióis da definição de açúcar, restando todos os monossacarídeos e dissacarídeos. No singular "açúcar" costuma se referir à sacarose, identificando outros açúcares por seus nomes específicos (glicose, frutose etc).
     
    *O mel (plural: meles ou méis) (pronúncia br:/mɛw/ pronúncia pt:/mɛl/) é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
     

            O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.
    Juntamente com o mel, as abelhas produzem outros importantes produtos: a cera, a geleia real e o própolis.
            As abelhas sugam o néctar da flor, depositando-o no papo ou vesícula nectífera, onde enzimas irão decompor o açúcar do néctar em dois açúcares mais simples, a frutose e a glicose, durante o transporte diversas secreções são acrescentadas ao néctar, sendo adicionadas enzimas como a invertase, diastase, glicose oxidase, catalase e fosfatase . Ao retornar a colméia, a abelha deposita o néctar em favos onde este perderá grande parte de sua água e se transformando em mel.
     

            Existem dezenas de variedades de mel de abelhas e marimbondos que podemos obter segundo a floração, os terrenos de obtenção, as técnicas de preparação, além da espécie de abelha melífera. Dessa forma variam em cor, aroma e sabor. Diferenciam-se, assim, na cor, indo do branco incolor, amarelo ao castanho principalmente .
            A sua cor e sabor estão diretamente relacionadas com a predominância da florada utilizada para a sua produção. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como, por exemplo, os produzidos em pomares de laranjeiras, que têm alta cotação no mercado. No entanto, os méis de coloração escura são mais nutritivos, ricos em proteínas e sais minerais.
    Outra característica marcante em alguns méis é a consistência líquida ou endurecida que poderá apresentar quando armazenado em recipiente, sendo de igual qualidade sob esse aspecto.
     
            De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
    Segundo a legislação brasileira, as concentrações permitidas são de no mínimo 65g/100g para açúcares totais e 6g/100g no máximo para teores de sacarose, além do teor de água não poder ultrapassar os 20%.
    Composição básica do mel15
    ComponentesMédiaDesvio padrãoVariação
    Água (%)17,21,4613,4 ~ 22,9
    Frutose (%)38,192,0727,25 ~ 44,26
    Glicose (%)31,283,0322,03 ~ 40,75
    Sacarose (%)1,310,950,25 ~ 7,57
    Maltose (%)7,312,092,74 ~ 15,98
    Açúcares totais (%)1,501,030,13 ~ 8,49
    Outros (%)3,11,970,0 ~ 13,2
    pH3,913,42 ~ 6,10
    Acidez livre (meq/kg)22,038,226,75 ~ 47,19
    Lactona (meq/kg)7,113,520,00 ~ 18,76
    Acidez total (meq/kg)29,1210,338,68 ~ 59,49
    Lactona/Acidez livre0,3350,1350,00 ~ 0,950
    Cinzas (%)0,1690,150,020 ~ 1,028
    Nitrogénio (%)0,0410,0260,00 ~ 0,133
    Diastase20,89,762,1 ~ 61,2
     
    O mel é um importante complemento à alimentação humana, pois, além do alto valor energético, é um alimento rico em substancias benéficas ao equilíbrio de nosso organismo, tais como vitaminas, minerais e aminoácidos.
    Valor nutricional do mel
    ComponentesQuantidade em 100g
    Proteína0,87 g
    Carboidratos80,35 g
    Colesterol1,87 mg
    Cálcio15,29 mg
    Ferro1,42 mg
    Sódio14,16 mg
    Energia324,88 kcal
            Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas.
            A apiterapia é a utilização de produtos derivados de abelhas em tratamentos terapêuticos. Diversos estudos científicos realizados nos últimos anos vem confirmando os efeitos benéficos destes produtos a saúde humana de tal maneira, que já se utilizam de algumas dessas práticas no sistema de saúde da Alemanha .
            Essas propriedades medicinais são atribuídas principalmente ao mel, dentre as quais a capacidade antimicrobiana vem sendo confirmada por meio de experimentos científicos. Fatores físicos, como sua alta osmolaridade e acidez, e os fatores químicos relacionados com a presença de substâncias inibidoras, como o peróxido de hidrogênio, e substâncias voláteis, como flavonoides e ácidos fenólicos vem sendo descritos como responsáveis por essa atividade antimicrobiana.   Propriedades anti-sépiticas e antibacterianas também tem sido pesquisadas e confirmadas.
            Apesar de suas propriedades terapêuticas o mel não pode ser consumido por crianças com idade inferior a 1 ano, devido a possibilidade de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, causadora de botulismo.O sistema imune de crianças nesta faixa etária não possui capacidade imunológica para destruir o microorganismo.
            O mel também é utilizado na composição de bebidas como o hidromel, bebida fermentada a partir do mel e água, e a poncha, feita de aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão.
            No Brasil, o mel não é visto como alimento, mas sim como medicamento, sendo mais procurado e utilizado nos meses mais frios do ano. Seu consumo no país como forma de alimento ainda é muito baixo (aproximadamente 300 g/habitante/ano), principalmente ao se comparar com países como os Estados Unidos e os da Comunidade Europeia e África, que podem chegar a mais de 1kg/ano por habitante.
            Enfim, o mel é um açúcar. Você já ouviu todos os tipos de coisas sobre os benefícios para a saúde da substituição de açúcar por mel, o que pode ou não ser verdade. Por mais que o mel não seja igual àquele açúcar branco refinado, ainda é um tipo de açúcar, não esqueça disso. Senão correrá um enorme risco de engordar :). Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, e beneficia o crescimento de ossos e dentes, pois é riquíssimo em vitaminas e sais minerais. É um alimento completo e muito nutritivo.
     
     

    Agave-azul

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
            
            O agave-azul (Agave tequilana) é uma espécie de planta do género Agave e um importante produto económico do estado mexicano de Jalisco devido ao seu papel como ingrediente principal no fabrico de tequila, uma bebida alcoólica muito apreciada.
    O agave-azul é nativo de Jalisco, preferindo as altitudes maiores que 1500 metros e solo arenoso. Os agaves selvagens e os agaves comerciais têm ciclos de vida muito diferentes. Ambos começam como uma grande suculenta, com folhas carnudas e pontiagudas, que podem crescer até mais de dois metros de comprimento. Os agaves selvagens desenvolvem um rebento quando atingem os cinco anos de idade que se converte num caule com até 5 metros de altura coroado por flores amarelas. As flores são polinizadas por um morcego que habita a região (Leptonycteris nivalis) e produzem vários milhares de sementes por planta. Então a planta morre. Nas plantas comerciais, os rebentos são removidos quando têm um ano de idade, permitindo que o centro da planta se desenvolva. Procede-se então à reprodução das plantas utilizando os rebentos; tal prática levou a uma perda considerável de diversidade genética do agave-azul cultivado.
            É um alimento orgânico, de poder adoçante maior que o açúcar e de baixo índice glicêmico, o que permite sua utilização por diabéticos controlados. Seu poder de adoçar é três vezes maior que o açúcar comum e por isso não é necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. “Além disso, o agave orgânico é boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio”, afirma a nutricionista Flávia Morais. A melhor parte é que o alimento pode ser um bom aliado no emagrecimento. “Como esse produto se transforma em glicose de maneira mais lenta, não demanda a produção de grandes quantidades de insulina, hormônio que estimula o acúmulo de gordura corporal”.
     



    Bjs e nunca se esqueçam da regra básica: tente adoçar o menos possível :).


           
    Fontes:
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-as-diferencas-entre-acucar-cristal-refinado-demerara-e-mascavo
     
    http://www.maeterra.com.br/site/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=142&cntnt01returnid=73
     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%BAcar
     
    https://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&aq=&oq=Ac%C3%BAcar+demer&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4SUNC_pt-BRBR373BR373&q=a%C3%A7ucar+demerara+o+que+%C3%A9&gs_l=hp..2.0i22i30l5.0.0.0.7792...........0.7yjbVN2TXwc#hl=pt-BR&q=mel+o+que+%C3%A9
     
    http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2010/02/agave-e-o-alimento-organico-que-substitui-o-acucar-e-o-adocante-conheca/
     
    http://www.drafernandagranja.com/2011/12/acucar-adocante-ou-xarope-de-agave.html
     
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário