quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Hábitos para felicidade por Matthieu Ricard

Uma conversa simples, aberta e bem humorada sobre a felicidade.


A partir do momento que levantamos existe um profundo desejo de bem-estar e felicidade, ninguém quer simplesmente ficar o dia inteiro triste.

A felicidade possui diversas definições pelo mundo, como ela define nossa qualidade de vida, torna-se imprescindível saber com clareza o que ela significa.

Segundo Matthieu uma das confusões mais comuns é entre felicidade e prazer, mas ao analisá-las é possível entender que, prazer, é uma circunstância do tempo, de coisas e de lugares, é algo cuja natureza se transforma. Logo, o que seria a felicidade? será mais concreto falarmos de bem-estar. Ele não é simplesmente uma sensação de prazer, é um sentimento profundo de serenidade e realização, um estado que na verdade permeia e sustenta todos os estados emocionais e todas as alegrias e tristezas que cruzam o nosso caminho.

Na busca pela felicidade frequentemente olhamos para o exterior, acreditamos que se juntarmos isso ou aquilo, criarmos as condições apropriadas..  termos tudo... seriamos mais felizes. Só isso já demonstra o desastre da felicidade. Mas o controle que temos sobre o mundo exterior é limitado, temporário e frequentemente ilusório. A quebra desse paradigma seria olharmos o interior, entender o quão poderosa é nossa mente.

Será possível mudar a nossa maneira de ser, transformar a nossa mente?

Serão as emoções negativas inerentes à natureza de nossa mente?

É preciso entender que a consciência é como um espelho, algo que reflete todas as imagens. 

Matthieu demonstra como o treinamento da mente é importante (feito através da meditação). Enfim segundo sua visão não se trata de um suplemento vitamínico para a alma é algo que irá determinar a qualidade de cada instante de nossas vidas.

Fiquei emocionada com o vídeo e recomendo assistirem. Vivemos buscando cada vez mais coisas sem entendermos que a felicidade não se encontra nelas. Esquecemos de olhar para nosso interior, pois o exterior é tão vassalador que nos corrompe. É preciso mudar, entender que da mesma forma que cuidamos de nosso corpo, também precisamos cuidar de nossa mente. Nunca pesquisei nada sobre meditação, mas ao começar a introduzir o minimalismo em minha vida, buscando equilíbrio, acabei esbarrando com ela e começarei meus estudos.

Nada como se sentir leve, observar o dia e usufruir do que temos sem precisar movimentar a máquina capitalista. Bjs e uma semana com muita luz para todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário