domingo, 28 de dezembro de 2014

Dieta e suplementação

Quem nunca pensou em suplementação? devo ou não devo? e o que tomar? quando tomar? será que mesmo querendo emagrecer devo usar whey? e para queimar gordura o que usar? e por aí vai...as perguntas são inúmeras e as respostas também.

Quais seriam as utilidades da suplementação alimentar? Quem poderia se beneficiar?

Praticamente todo mundo. Vamos começar a entender um pouco como funciona a suplementação alimentar. Caso você treine, o uso de carboidratos ( ex. maltodextrina; waxy maize; dextrose) e proteínas de rápida absorção (whey protein), antes e depois dos exercícios, pode resultar em uma melhora de rendimento. Em níveis intermediários e avançados, a utilização de BCAAs, glutamina e creatina, pode potencializar ainda mais seus resultados. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, a suplementação não é recomendada apenas para atletas, ela também pode melhorar nossa nutrição diária, proporcionando a todos uma maior qualidade de vida.

Independente da profissão, na atualidade, poucas pessoas conseguem se alimentar adequadamente. Os shakes, com quantidades adequadas de proteínas e demais nutrientes, podem garantir parte de suas necessidades nutricionais diárias, principalmente nos horários intermediários, além de ajudar no controle do apetite nas principais refeições.

Por falta de informação, muitas pessoas são contra os shakes de proteínas e acabam preferindo a ingesta de lanches ricos em carboidratos, outros que começam a tentar se reeducar introduzem frutas nas refeições intermediarias, que são pobres em ptn e algumas possuem altos níveis de sacarose, ou seja, um açúcar de alto índice glicêmico. Portanto algumas frutas de baixo índice glicêmico (maçã, pera, ameixa, pêssego, melão) são boas alternativas desde que acompanhados  de alimentos proteicos.

Alguns suplementos, como os pós proteicos (caseína. whey protein, albumina, proteína isolada da soja etc.) por estarem em forma de pó causam uma polêmica: muitos argumentam que não são alimentos naturais. Mas você acha que o milho é natural? um campo cultivado com milho ou qualquer outro produto agrícola, é tão manufaturado ou fabricado pelo homem quanto um suplemento.

Qual o melhor suplemento alimentar disponível no mercado?
Dependerá de seu objetivo. Para alguém que não tem tempo para se alimentar no trabalho ou não consegue alcançar a quantidade ideal de macros, uma refeição líquida será fundamental. Já para alguém que consegue fazer todas as refeições do seu dia, nos horários corretos, a suplementação pré e pós exercício será mais importante.

Vamos iniciar e falar um pouco sobre alguns suplementos.

ômega-3>
Constituem uma classe especial de ácidos graxos poli-insaturados.

 Em geral a ingestão adequada desse tipo de gordura está associada aos efeitos benéficos à saúde. Auxiliam a melhorar a performance nas atividades físicas. Eles podem alterar a composição da membrana muscular, resultando na melhora do transporte da glicose e na redução da degradação proteica. Observa-se ainda menor resposta inflamatória após o treinamento e maior estímulo na produção de testosterona e hormônio do crescimento. Com isso, sua ingestão die tética ou suplementação pode auxiliar no aumento da massa magra, aumento da força muscular e da potência aeróbica.

Podemos obter uma ingesta adequada de ômega-3 por meio de peixes de água frias e profundas, bem como na semente de linhaça. caso o consumo desses alimentos seja inviável, recomenda-se a suplementação com uma dosagem entre 2 e 4 g de ômega-3 diariamente.

Nos próximos posts escreverei um pouco mais sobre outros suplementos e qualquer dúvida é só perguntar.

Bjs e bastante foco, não é porque estamos no final do ano que é motivo para chutar o balde e jacar horrores.



Fonte: Viva em dieta viva melhor. Rodolfo Peres ( nutricionista com especialização em nutrição esportiva)













Nenhum comentário:

Postar um comentário